LEILÃO DE GUITARRAS DE DAVID GILMOUR DO PINK FLOYD: RECORDE E AJUDA HUMANITÁRIA
- Dostoievsky Andrade
- 23 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
O universo PinkFloydiano aloprou com a recente notícia de que o vocalista e guitarrista David Gilmour colocaria em leilão mais de 100 guitarras utilizadas em sua astronômica carreira. Este acervo fazia parte da extensa coleção de David que ele reunia em seu estúdio particular.
O leilão realizado na Christies’s na ultima quinta-feira em Nova York, Estados Unidos arrematou-se mais de 120 peças em poucas horas e o valor total arrecadado alcançou a seguinte cifra: US$ 21.490.750,00( cerca de R$ 82 milhões de reais).

No acervo o patrimônio instrumental de David foi todo disponibilizado: guitarras Fender, Ovation, Gibson, C.F. Martin e Gretsh, Rickenbacker, banjos, amplificadores e até cases especiais. O leilão desta semana também creditou uma marca histórica na música. Umas dos instrumentos bateu o recorde de guitarra mais valiosa do mundo. Trata-se da Black Fender Stratocaster de 1969 utilizada por David nos quase 50 anos de carreira em que gravou clássicos do Pink Floyd como "Confortably Numb" e "Shine on You Crazy Diamond" e que conseguiu alcançar o valor de 15 milhões de reais.
Fãs do mundo todo questionou o desapego de David com material tão especial e de relação tão umbilical que ele tinha com seus instrumentos que modificou, aperfeiçoou e habilitou-as para suas performances mágicas. David que destinará toda a renda para caridade explicou:
“ Confesso que foi difícil. Todas estas guitarras têm sua individualidade, seu próprio tom e alguns elementos mágicos. Mas acordei certo dia arrodeado destas guitarras e pensei em tanta gente que está precisando de ajuda humanitária que decidi colocar um pingo no balde para tornar este um mundo pouco melhor”
“ Também pensei em de como esse legado poderá estimular novos agentes a disseminar o rock, seguir em frente, render novas músicas. As vantagens de ficar velho é justamente valorizar outros horizontes e pra mim ajudar ao próximo é meu prazer que satisfaz tanto quando a de um solo de guitarra”
Todo dinheiro arrecadado será repassado para a Guitar World que destina fundos para refugiados e vítimas da fome no mundo e a Client Earth que vem lutando contra o aquecimento global.
O legado que David Gilmour nos deixa além de seu capital instrumental é o exemplo de como um músico engajado pode surpreender além do artístico e ainda arrebatar seus admiradores com seu espírito generoso e humanitário. Quer coisa mais “rock and roll” do que esta!
Comments