top of page

KNEBWORTH E OASIS: O MAIOR CHÃO DE GENTE DO MUNDO

Atualizado: 27 de mai. de 2019

Especificamente, em Agosto de 1996, um show na pequena comunidade de Knebworh - Inglaterra -, há uma hora de Londres, se transformou no epicentro do mais expressivo momento de glória, notoriedade e prestígio de umas das bandas contemporâneas mais célebres e vultuosas dos últimos tempos: Oasis

No auge da difusão dos hits dos discos Definitely Maybe e What’s The Story Morging Glory, a cena roqueira da Inglaterra se transforma com o Oasis para se consolidar em um dos maiores fenômenos da música de todos os tempos. A sonoridade dos Oasis se firmou em uma estrutura alicerçada em um som restrito a acordes modelados por ritmos básicos com amplificadores distorcidos e com som totalmente desprovido de sutileza e qualquer complexidade. O som cru e áspero das canções de rock, letras amargas de viés ácido e baladas psicodélicas com atributos orientados para a rota beatloniana (ficou claro a influencia entranhada dos caras de Liverpool na composição do modelo britpop em seu registro mais superlativo com a explosão do sucesso de Oasis no cenário mundial).

A cáustica sonora do Oasis de alguma forma colidiu pujante com o movimento grunge marcado pelo peso bruto e a textura depressiva das letras das bandas de Seattle (EUA). Oasis imprime um vigor há muito perdido pela necessidade da juventude de se auto afirmar por meio da arte, estampando em suas pretensões artísticas a busca pela complexidade da filosofia, da poesia, lirismo e também da anarquia e da resistência para expressar descontentamento com o a dominação burguesa, a todo tipo de hierarquia, da ordem social e do status quo.

Os irmãos Gallagher resgataram uma frugalidade tão sincera, frontal e objetiva, unida a sua vitalidade sonora sublime, com mensagens dos dramas do cotidiano e sempre com um desfecho otimista, de forma que não se precisou traduzir em contemplação qualquer nota de reconhecimento para que o público aderisse àquele movimento de descompromisso com a própria cultura musical de auto-expressão.

No auge do movimento com Oasis, iniciando o “Morning Glory Tour”, depois que o disco What's the Story Morning Glory e a banda alcançam uma popularidade colossal, os shows do Oasis assumem uma característica singular: atrai milhões de pessoas com públicos recordes nos seus consertos em grandes estádios e arenas.

Em especial, o show no Festival de Knebworth foi considerado um dos maiores espetáculos ao ar livre de todos os tempos em termos de público e expectativas para se conseguir um ingresso. O show reuniu um público de 300 mil pessoas e 2.5 milhões de pessoas (cinco por cento da população da Inglaterra) candidataram-se a comprar os ingressos, que se esgotaram em poucas horas, formando uma fila inalcançável de espera.

O show de Knebworth é o Festival com a maior demanda por um espetáculo na história britânica. Em números, esse show contou com sete mil convidados, 11 torres de alto falantes, que foram erguidas em três áreas específicas do imenso terreno, e 08 telões gigantes.

O sonoplasta Rick Pope conseguiu a façanha de microfonar voz e instrumentos em altíssima qualidade a nível cirúrgico de escuta para além da imensa área externa.

Uma rádio especial foi criada para transmitir o show, que foi acompanhando pelo público desconsolado que não conseguiu ingresso.

Nos dois dias de espetáculo, com esta massa de pessoas presentes, apenas 10 prisões foram executadas.


ree

Noel Gallagher ousou em momentos de muita empáfia declarar que naquele momento eles eram maiores do que Deus e que pediam perdão por serem arrogantes, mas todos deveriam aceitar que eles eram a maior banda do mundo. De alguma forma, o tom debochado conciliava com o estado quase alienado da banda diante da imponente manifestação popular de reconhecimento do trabalho dos caras.

Noel disse: "O meu maior desgosto foi ter encarado aqueles dias sem o menor nível de discernimento, entorpecido, em um estado quase mórbido e atônito diante daquela catarse quase insana. O fato de ter esse show marcado em minha memória atravancada e depois ver aquelas imagens do alto dos helicópteros você pensa: O que se faz depois que se consegue tudo?...isso dá uma sensação de vazio enorme quando algo assim acontece".


ree

Neste histórico de conquistas incríveis, o Oasis consolidou seu som no momento certo, conferindo um contraponto com sua sonoridade de garagem, com guitarra suja o suficiente para remeter ao setentismo quase pueril e hedonista daquela época.

A despeito de muitas fragilidades envolvendo o Oasis em sua essência marcada também por conflitos entre bandas do britpop (a exemplo do Blur), colisões internas entre os irmãos Gallegher e criatividade quase réptil na obcecada tendência de reproduzir Beatles em versão Helter Shelter ou versão psicodélica, a sua importância foi fundamental para estabelecer e sobrevivência e provisão do rock naquele período, suprindo o seu motor com combustível inflamável.

Comentários


© 2020 por QUESTÃO MUSICAL.

Fone: (83) 98660-2949
E-mail: blog.qmusical@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page