top of page

AS MAIORES CONFUSÕES EM SHOWS DE ROCK

Quem tem o hábito de frequentar concertos de rock - em quaisquer de suas vertentes - já percebeu que discussões e brigas envolvendo "vias de fato" não é algo tão corriqueiro. É que, apesar da agressividade na execução das músicas, a filosofia do gênero musical é mais pacífica do que se parece. Sim, o rock é "paz e amor" (talvez não mais que o reggae) e os fãs, certamente, vão aos shows apenas para admirar seus ídolos e nada mais. A interação é estritamente "público -> artista", e não "público <-> público", como ocorre em alguns shows de forró, axé, sertanejo, funk e música eletrônica, em que a grande maioria das pessoas está em busca de dançar ou paquerar, enfim, interagir com outras pessoas, e não exatamente com a banda em si. Nem de longe pretendo desqualificar tais gêneros musicais, mas apenas atestar, com conhecimento de causa - tendo em vista já ter frequentado muitos shows desta natureza - uma realidade que qualquer indivíduo poderia constatar, sem maiores esforço. Posso afirmar, sem receio de estar equivocado, que um concerto de rock é o ambiente mais manso e menos belicoso que qualquer outro na música.


No entanto, esta é uma regra que, como todas as demais, comporta exceções.


Analisaremos, a seguir, as maiores confusões ocorridas em concertos de rock, e que fazem a história de diversas bandas. Vamos lá?


01 - IRON MAIDEN: BLAZE BAYLEY, STEVE HARRIS E CUSPARADAS


Durante a turnê do disco "X-Factor" (conhecida como The X Factour), a primeira com Blaze Bayley nos vocais, o Iron Maiden esteve pela América Latina no período entre 24 de agosto a 7 de setembro de 1996, e em um concerto realizado no Chile, um dos fãs simplesmente cuspiu em Steve Harris durante a perfomance de The Trooper. Ensandecidos, o vocalista e o baixista tiveram uma agressiva discussão com o indivíduo no meio da plateia, trocando ofensas e cusparadas. No entanto, os músicos ingleses não sabiam que os chilenos, em uma determinada época, costumavam demonstrar o "carinho" por uma banda cuspindo no palco. Em uma entrevista do Jô Soares com o Sepultura, em 2002 (disponível no Youtube), Andreas Kisser declara que já vivenciou a mesma situação com sua banda, em passagem naquele país.


02 - OASIS - LIVE AT MAINE ROAD, MANCHESTER, UK, 1996


Que os irmãos Gallagher alimentam parte de seu sucesso com trocas de farpas, isso não é novidade. No entanto, em 1996, durante um concerto da banda, os irmãos simplesmente se desentenderam no meio do palco, durante a execução da canção "Whatever" (aliás, na minha opinião, uma das melhores da banda). Isso porque, ao começar a cantar a música, Liam teria supostamente "entrado no momento errado" e percebeu a expressão de reprovação do seu irmão que tocava violão ao seu lado. O vocalista simplesmente vociferou palavras de ódio e abandonou os microfones, deixando o momento exclusivamente para o irmão mais velho. Alguns minutos depois, a voz do Oasis acendeu um baseado e ficou sentado nos pés da bateria, fumando e assistindo ao momento. Aliás, o próprio Liam alega que uma das causas do rompimento da banda teria sido justamente o espaço que o seu irmão tomava da banda, escanteando-o e rechaçando-o dos principais momentos. Ou seja, acreditava que Noel estava tomando o protagonismo.


03 - KEITH RICHARDS ATACA FÃ COM GUITARRA


Em 1981, um "fã" invadiu um show dos Rolling Stones no Hampton Coliseum, em Virginia, nos Estados Unidos. Imediatamente, o guitarrista Keith Richards levantou a guitarra e arrebentou no rapaz, que rapidamente foi contido por um segurança. Segundos após, Richards voltou a tocar Satisfaction normalmente, como se nada houvesse acontecido.


04 - EDDIE VEDDER DEFENSOR DAS MULHERES


Em concerto realizado em Chicago, durante a música "Lukin", Vedder percebeu que um homem estava agredindo uma moça na plateia. Imediatamente parou o show e disse ao rapaz: "Ei, senhor, tire o dedo do rosto dessa mulher. Senhor, todos os dedos estão apontando para você. Saia daqui", sendo o vocalista prontamente ovacionado pelo público. O homem foi retirado do concerto sob vaias. Algo semelhante ocorreu em um show do Foo Fighters, em Londres, quando o vocalista e guitarrista Dave Grohl expulsou um fã que incentivou uma briga nas proximidades do palco.


05 - GUNS'N'ROSE: O CASO ST. LOUIS


O Guns'n'Roses, mais especificamente o seu vocalista, tem um veterano histórico de confusões no palco. Em 1991, em uma apresentação da banda no Riverport Amphitheater (St. Louis), Axl Rose simplesmente "encucou" com um fotógrafo durante o show, uma vez que havia determinado que não fizessem registros do concerto. Não deu outra: o vocalista avançou para cima do rapaz e desceu a porrada, tendo causado uma grave confusão que ensejou o encerramento sumário do concerto, uma quantidade de fãs feridos, uma plateia inteiramente revoltada e, posteriormente, um processo judicial que terminou na absolvição do cantor...


06 - ULTRAJE A RIGOR E O INCIDENTE COM PETER GABRIEL


No festival SWU, uma forte chuva causou atrasos nos shows do festival, tendo os músicos decidido que reduziram o tempo de apresentação em 15 minutos. A banda brasileira Ultraje a Rigor havia extrapolado o tempo de apresentação e um roadie do músico Peter Gabriel desligou os equipamentos do Ultraje. O resultado? Um baita soco do irmão do Roger Moreira no produtor, que até quebrou o seu dedo mindinho. De qualquer forma, a performance da banda do Roger foi um sucesso e bastante aplaudida pelos fãs brasileiros. Dias após, Peter Gabriel deixou uma nota em sua página, pedindo desculpas pelo ocorrido.


07 - WOODSTOCK 1999 - UMA TRAGÉDIA AO VIVO


Em 1999, por ocasião da celebração dos 30 anos do festival Woodstock, um grupo de jovens destruiu praticamente toda a estrutura do evento: lixeiras derrubadas, barracas de comidas/bebidas destruídas, caixas-eletrônicos saqueados, uma guerra de garrafas entre o público, pessoas pisoteadas e esmagadas na grade, torres de som tombadas, sistema de som avariado e um verdadeiro incêndio causado pelos vândalos.


08 - JIM MORRISON: PRESO DURANTE CONCERTO


Há exatos 52 anos, o vocalista do The Doors (Jim Morrison) gritava com um policial durante um show, expressando gestos de cunho sexual contra o agente, razão pela qual foi preso durante a apresentação, tendo sido posteriormente acusado de perturbação da ordem pública, atentado ao pudor e resistência à prisão.


E você? Lembra de mais algum episódio polêmico em shows de rock? Deixe aqui o seu comentário e nós iremos incluir na publicação!


FOTO EXTRAÍDA DO SITE http://g1.globo.com/swu/2011/noticia/2011/11/briga-entre-producoes-de-ultraje-e-cornell-tem-ate-troca-de-socos.html





Comments


© 2020 por QUESTÃO MUSICAL.

Fone: (83) 98660-2949
E-mail: blog.qmusical@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page