SÉRIE NOVOS SONS # 6: SAMANTHA FISH BAND
- BOISBAUDRAN IMPERIANO
- 21 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de out. de 2019
Dando continuidade com à SÉRIE "NOVOS SONS" para deleite dos distintos leitores do site e ouvintes do septuagenário ROQUENROW, desta vez vos apresento uma banda SAMANTHA FISH BAND.
É a banda da cantora e guitarrista “bluseira” SAMANTHA FISH, que já foi rapidamente apresentada no primeiro “post” da Coluna do Lobo.
SAMANTHA FISH toca muito bem guitarra (inclusive a inusitada cigar box guitar), além de ter uma ótima voz para cantar blues.
Pelas pesquisas realizadas na WEB, descobri que a “miúda” é americana do norte, nasceu em Kansas City - Missouri em 30.01.1989, começou na música tocando bateria, porém aos 15 anos resolveu mudar para GUITARRA, quando apaixonou-se pelo BLUES frequentando o Knuckleheads Sallon, ouvido bluseiros, após largar a jornada de trabalho entregando pizzas. Aos 18 anos passou a tocar guitarra com os artistas que se apresentavam no Knuckleheads.
Para tocar guitarra tomou apenas algumas aulas. Depois, sozinha, pôs-se a estudar as escalas musicais. Pentatônica maior, pentatônica menor e assim por diante.
Aprendeu os segredos da cigar box guitar (a guitarra artesanal feita a partir de uma caixa de charutos - VEJAM O VIDEO "SHAKE 'EM ON DOWN" ONDE ELA TOCA NA TAL GUITARRA "CIGAR BOX").
Samantha Fish tocando a cigar box guitar em "Shake 'Em On Down"
Segundo falas de SAMANTHA: “Comecei a fazer meus próprios solos, pegando pequenos pedaços de coisas que eu ouvia. Eu nunca tive paciência de sentar e aprender um determinado solo de alguém, nota por nota. Queria começar a fazer minhas próprias coisas.”
Samantha já havia produzido e gravado um CD ao vivo, intitulado Live Bait em 2009. Pouco tempo depois, durante uma apresentação no Knuckleheads, foi notada por um executivo da Ruf Records. Conseguiu um contrato e excursionou pelos Estados Unidos e Europa, a bordo da Ruf Records Blues Caravan.
A fase de pequenos palcos começava a virar passado, em 2011 montou a SAMANTHA FISH BAND, contando com a Samantha (guitar), Go-Go Ray (bateria) e Chris Alexander (baixo). Neste mesmo ano grava o disco Runaway que lhe rende em 2012 o título de Melhor Artista Novo do Blues Music Award.
Samantha Fish tocando a cigar box guitar em "Sucker Born"
Para encurtar Fish lançou seu quarto álbum solo, Chills & Fever em 17 de março de 2017. A banda tem um som cru, swingado, com uma pegada calcada no blues, bem direta, tocado com gosto e muito “felling”, GOSTEI!!!
Samantha Fish tocando a clássica "Wild Horses" do Rolling Stones
Em 2018 Samantha fatura o prêmio de MELHOR ARTISTA e de MELHOR GUITARRISTA DO ANO da Beat Awards.
A discografia da banda é a seguinte:
Live Bait (2009)
Runaway (2011)
Girls With Guitars (2011)
Girls With Guitars Live (2012)
Black Wind Howlin' (2013)
Wild Heart (2015)
Chills & Fever (2017)
Belle Of The West (2017)
Kill Or Be Kind (2019)
Samantha Fish & Kenny Wayne tocando "Go Down Slow"
Samantha Fish tocando a cigar box guitar em "Crow Jane"
Por fim, minha opinião sobre o som da "miúda": SAMANTHA FOX TOCA GUITAR MUITO BEM (COM CERTEZA BEBEU NA FONTE DOS MÚSICOS DO DELTA DO MISSISSIPPI) E É MUITO CRIATIVA TOCANDO A TAL "CIGAR BOX GUITAR", CANTA BEM O ESTILO DO VELHO BLUES. O SOM QUE FAZ PROMETE MUITO PARA OS PRÓXIMOS ANOS, E O SOM É MUITO BOM!!!!!!!.
Assistam aos LINKS e Bons sons.
Como já dito, LONG LIVE ROCK'N'ROLL.
CURTAM AS PERFORMANCES DE SAMANTHA FISH ACIMA, DEIXANDO O SEU COMENTÁRIO E LIKE!
Comentários