SÉRIE NOVOS SONS # 3: BIG BIG TRAIN
- BOISBAUDRAN IMPERIANO
- 25 de ago. de 2019
- 3 min de leitura
Dando continuidade a SÉRIE "NOVOS SONS" para deleite dos distintos leitores deste sítio eletrônico (site) e aos ouvintes do senhor septuagenário roquenrow vos apresento uma banda de PROGRESSIVE ROCK (ou ROCK PROGRESSISTA): BIG BIG TRAIN.
Banda de origem INGLESA da cidade de Bournemouth, não tão nova assim, mas desconhecida na Terra Brazilis, pois, é invisível para a grande mídia, todavia, o BBT tem seu próprio estilo de prog rock.
Formada por fãs do Genesis, Van Der Graaf Generator e da Neo Prog IQ, ao ouvi-los, considero que estão na fronteira entre o Prog Tradicional e o NeoProg.
BIG BIG TRAIN executando a intrincada " Judas Unrepentant"
Conforme afirmado em “POST” anterior o PROGRESSIVE ROCK ops! (força do hábito), ROCK PROGRESSISTA, faz o cérebro pensar, questionar e refletir por meio de suas estruturas musicais que são arranjos instrumentais bem elaborados e melodiosos. Portanto, não foi feito para rebolar a “bundinha”, mas para chacoalhar a MASSA ENCEFÁLICA.
Ao longo destes 29 anos de existência de banda, a formação do BBT sofreu muitas alterações com entrada e saída de vários músicos, porém, sempre estando presente a dupla Greg Spawton (guitarra) e Andy Poole (baixo/teclados). Mas, em janeiro/2018 Andy Poole deixa a banda, sendo substituído por Robin Armstrong.
BIG BIG TRAIN em apresentação de 2018 executando " Swan Hunter"
A familiaridade da música do BIG BIG TRAIN com o som do Genesis não pode ser negada em muitas músicas por meio dos sons de Mellotron, Moog e flautas estão muito evidentes, sendo que de vez em quando ocorre uma piscada profunda para o som do Yes e o Jethro Tull.
Os temas musicais do BBT, como todo PROGRESSIVE que se preze, são para deleite dos ouvidos, variando entre 07 a 11 minutos, tendo como destaque os acordes mais acentuados de Mellotron, Moog e Guitarras.
BIG BIG TRAIN em apresentação de 2015 executando " Victorian Brickwork"
BIG BIG TRAIN no estúdio em abr/2017 executando " Experimental Gentlemen"
O BBT é formado atualmente por:
Greg Spawton - baixo, backing vocal, guitarras, teclados (1990-presente)
Robin Armstrong – guitarra e teclados (2018-presente)
Nick D’Virgilio - bateria, backing vocals, percussão (2009-presente)
David Longdon - vocais principais, flauta, teclados, guitarras (2009-presente)
Dave Gregory - guitarras (2011-presente)
Danny Manners - teclados, contrabaixo (2012-presente)
Rachel Hall - violino, vocal de apoio (2014-presente)
Rikard Sjöblom - teclados, guitarras, backing vocals (2014-presente)
BIG BIG TRAIN em clip de 2016 divulgando o álbum FOLKLORE, executando " Telling the Bess"
Por fim, minha opinião sobre o som dos caras do BIG BIG TRAIN:
" OS MÚSICOS SÃO ÓTIMOS, TOCAM MUITO BEM E EXECUTAM UM PROGRESSIVE ROCK com influência calcada nas bandas de “progressive classic”. Afinal a influência deles foram beber na fonte do GENESIS, YES, VAN DERGRAFF e outros Progs mais bem elaborados. Em suma, na falta atual de bandas de prog clássico o BBT tá muito bem e fazendo um bom som para deleite do ouvidos apurados com o seu próprio estilo de PROGRESSIVE ROCK.
BIG BIG TRAIN em clip de 2016 divulgando o álbum FOLKLORE, executando " Folklore"
A discografia do BIG BIG TRAIN é a seguinte:
From the River to the Sea (1992) The Infant Hercules (1993) Goodbye to the Age of Steam (1994) English Boy Wonders (1997) Bard (2002) Gathering Speed (2004) The Difference Machine (2007) The Underfall Yard (2009) English Electric Part One (2012) English Electric Part Two (2013) Folklore (2016) Grimspound (2017) The Second Brightest Star (2017).
Grand Tour (2019).
Como já dito, LONG LIVE ROCK'N'ROLL.
CURTAM AS PERFORMANCES DO BIG BIG TRAIN ACIMA, DEIXANDO O SEU COMENTÁRIO E LIKE!
Comments