top of page

SÉRIE NOVOS SONS #10: BAROCK PROJECT

Salve ouvintes do senhor septuagenário ROQUENROW!! Continuando com à SÉRIE "NOVOS SONS" para deleite dos leitores do site, desta vez vos apresento a banda de neo-prog BAROCK PROJECT. O BAROCK PROJECT, banda ITALIANA da cidade de Modena,  fundada em 2003 pelo multi-tecladista e vocalista Luca Zabbini (apaixonado pelo EMERSON, LAKE & PALMER - ELP e pela música de Keith Emerson), alimentado a vontade de compor e tocar uma variedade de estilos (do clássico ao rock e ao jazz), o qual junta ao Projeto os músicos Giambattista "GB" Giorgi (baixo), Giacomo Calabria (bateria) e Luca Pancaldi (vocais).

O BAROCK PROJECT (o nome é fusão de música barroca com o rock), em janeiro de 2007 lançam um DVD chamado "Rock in Theatre" (LINK DO SHOW COMPLETO ABAIXO), em que a banda atua junto com um quarteto de cordas em Bolonha (Itália), com todos os arranjos escritos por Luca Zabbini.


BAROCK PROJECT em ação no "Rock in Theatre"

Lançam seu primeiro álbum "MisterioseVoci" em dezembro de 2007, pela Musea Records. O segundo álbum "Rebus" (excelente) saí no verão de 2009 pela marca italiana Mellow R O terceiro álbum "Coffee In Neukölln", agora com todas as letras em inglês, saí em março de 2012 pela marca francesa Musea Records. Na capa do disco não consta presença de Giacomo Calabria (bateria), tanto é que a foto da capa aparece apenas o trio Luca Zabbini, Giambattista "GB" Giorgi e Luca Pancaldi, não havendo qualquer referência a quem toca bateria no disco. Este disco rendeu ao BAROCK a indicação ao Prog Awards 2012 como o melhor disco de Symphonic Prog Rock. No verão/2014 (da ITÁLIA – junho/2014) entram dois novos membros, Eric Ombelli (bateria) e Marco Mazzuoccolo (guitarra) e começam a gravar o seu quarto álbum "Skyline", no final de 2014, o baixista Giambattista Giorgi deixa o projeto. O disco "Skyline" é lançado em janeiro de 2015, pelo selo ARTALIA, sem trazer na capa o nome de Giambattista Giorgi, bem como, não traz créditos a quem tocou baixo. Em novembro de 2015 entra para o Projeto um novo membro, Francesco Caliendo (baixo). Lançam o primeiro disco ao vivo duplo chamado de "VIVO" na primavera de 2016. Por sua vez numa apresentação no Crossroads Live Club - Roma em dez/2016 (VÍDEOS ABAIXO), a banda está com o seguinte line-up: Luca Zabbini: acoustic guitar, keyboards, lead vocals; Alex Mari: acoustic guitar, vocals;  Francesco Caliendo: bass; Giacomo Anselmi: electric guitar; Andy Bartolucci: drums.


BAROCK PROJECT em dez/2016 (Roma) tocando "Kyre/Fool’s Epilogue”

O mesmo line-up apresenta-se em mar/2017 na Holanda no ProgDreams Festival e no Japão em jun/2017. Pô, somente o JETHRO TULL é que teve tanta mudanças em seu line-up.


BAROCK PROJECT em mar/2017 (Holanda) tocando "Broken”


BAROCK PROJECT em mar/2017 (Holanda) tocando "The Longest Sigh”

Em março 2017 saí o seu quinto disco "Detachment", pelo selo ARTALIA, o qual foi muito aplaudido pela crítica, contudo,  sem constar a presença do vocalista Luca Pancaldi. Na capa do disco "Detachment" constam como integrantes: Luca Zabbini – Teclados; Eric Ombelli – bateria; Marco Mazzuoccolo – guitarra; Francesco Caliendo – baixo.


BAROCK PROJECT em mar/2017 (Holanda) tocando "My Silent Sea”

Segundo Tiago Meneses do site Whiplash diz:  "Detachment é uma verdadeira montanha russa de notas e variação de humor. Mais moderno, variado, diversificado e até mesmo pesado que os trabalhos anteriores. É como pegar perfeitas doses o rock, jazz, metal, prog, flamenco, música oriental, folk, música celta, pop, música sinfônica e misturar bem, tendo como resultado um trabalho musical impecável na composição, execução e produção".


BAROCK PROJECT em jul/2017 (Japão) tocando "The Longest Sigh”


BAROCK PROJECT em jun/2018 (Japão) tocando "Overture”

Em setembro/2019 saí o seu sexto disco "Seven Seas", pelo selo AEREOSTELA, que vem sendo bem recebido pela crítica. Na capa do disco "Seven Seas" constam como integrantes: Luca Zabbini: acoustic guitar, keyboards, lead vocals; Francesco Caliendo: bass; Eric Ombelli; drums, percussion; Marco Mazzuoccolo: guitars e Alex Mari: lead vocals, acoustic guitar.

Numa entrevista publicada no site “houseofprog.com” Luca Zabbini, “dono” do Barock Project, disse: “Não gostamos de nos repetir e, acima de tudo, tentamos ir além do prog. Por exemplo, na minha playlist não há progressivo, exceto Steven Wilson, um dos poucos que acho que vai além do gênero de uma maneira sábia e estimulante. Eu me sentiria culpado se continuasse fazendo músicas que lembram os discos dos anos setenta. Para mim, seria muito 'regressivo' ”.


BAROCK PROJECT em set/2019 numa prévia de “Seven Seas” tocando "Hamburg”

Por fim, minha opinião sobre o som: O BAROCK PROJECT FAZ UM SYMPHONIC PROGRESSIVE ROCK DE MUITA BOA QUALIDADE, HONRANDO A TRADIÇÃO ITALIANA EM PROGRESSIVE ROCK, CRIANDO UM MIX DE ROCK, PROG, CLÁSSICO, JAZZ E FOLK, FAZENDO UMA “SALADA SONORA” DE BOM GOSTO PARA ATIVAR O CÉREBRO E OS OUVIDOS, GOSTEI!!!!!!. Como já dito, LONG LIVE ROCK'N'ROLL. CURTAM AS PERFORMANCES DO BAROCK PROJECT ACIMA, DEIXANDO O SEU COMENTÁRIO E LIKE!

Comments


© 2020 por QUESTÃO MUSICAL.

Fone: (83) 98660-2949
E-mail: blog.qmusical@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page