SÉRIE NOVOS SONS # 1: GRETA VAN FLEET
- BOISBAUDRAN IMPERIANO
- 11 de ago. de 2019
- 5 min de leitura
Com este “post”, inauguro (que rufem os tambores e toquem as trombetas) uma nova série de postagem, trata-se da SÉRIE "NOVOS SONS", cuja ideia e objetivo é apresentar para os diletos leitores deste sítio eletrônico (site) e aos ouvintes do senhor septuagenário roquenrow, artistas que estão criando, compondo e gravando novos sons neste caleidoscópio musical que é o “mundo do roquenrow”.
Assim, para dar início aos trabalhos vos apresento um grupo de quatro jovens americanos do norte que montaram a banda GRETA VAN FLEET.
Não, não vou entrar no debate de que o Greta Van Fleet é uma cópia do Led Zeppelin ou qualquer outro argumento do gênero, pois, tenho convicção de que é muito pequeno e até mesmo ridículo este tipo de discurso, uma vez que todo artista é CRIADOR DE SUA ARTE, e sempre tem influencias em que se inspira para fazer a sua arte!!!! Tenho dito.
Vamos ao que interessa, o GRETA, a grande sensação do rock da atualidade, é formada pelos os irmãos KISKA (Os gêmeos JOSHUA no vocal e JAKE na guitarra, mais o jovem SAMUEL no baixo), inicialmente com o baterista Kyle Hauck, que foi substituído por DANIEL WAGNER em out/2013.
Segundo reza a lenda, o nome da banda foi concedido no momento em que os seus membros ouviram: “o avô de Kyle Hauck mencionar que precisava cortar lenha para a senhora Gretna Van Fleet”; uma senhora residente de Frankenmuth, daí os membros da banda disseram “'Uaul! Esse é um nome de banda!'".
A senhora Gretna Van Fleet, com 88 anos de idade, deu uma entrevista ao Detroit Free Press quando os meninos estouraram dizendo: “que apesar da banda não ser seu som, ela apoia os americanos e os considera talentosos”.
Pelas pesquisas realizadas na web, descobri que os meninos: JOSHUA e JAKE (23.04.1996), SAMUEL (03.04.1999) e DANIEL (29.12.1998), são da cidade americana do norte de Frankenmuth, estado de Michigan, onde formaram a banda em 2012.
A Banda foi beber no tempo aonde existe tudo de melhor do roquenrow, sendo influenciada 100% pela era dourada do rock - especificamente os anos 1970/1976 - e por bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Grand Funk Railroad, Blue Cheer e é claro pelo GRANDE Led Zeppelin.
Joshua Kiska tem uma voz e os trejeitos com influência de Robert Plant (nos áureos tempos de 70/76) e de Gedy Lee, sem nenhum demérito ao jovem vocalista, uma vez que VOZ dele é incrível! Ele não faz força para cantar, alcança agudos potentes e tem uma performance calcada nos anos 70.
O Greta em performance do seu primeiro sucesso "Highway Tune" (a voz de Joshua atinge ótimos agudos)
O Greta em apresentação de jun/2017 executando seu segundo sucesso "Safari Song" (Joshua "brinca" com voz)
O guitarrista Jake Kiska (gêmeo de Joshua) toca muito bem (eu babei quando vi o "moleque" solando com a guitarra nas costas (a la JIMI HENDRIX) em um dos vídeos no youtube), tem uma técnica de riffs e arpejos bem peculiar.
O Greta tocando a bela "Edge of Darkness" (Jake em um belo solo com a guitarra nas costas)
A cozinha do GRETA, formada por Samuel "Sam" Kiska (baixo/teclados – talvez por influência de John Paul Jones) e Daniel Wagner (bateria), revela que são muito bons, também, com muito swing, peso e boa cadência como manda o bom roque dos anos 70, dar para dançar numa boa na sala e na garagem (alguém lembra dos assustados e bailinhos nas garagens!!!!!).
O GVF executando a melódica "Flower Power" (Samuel executando o melodioso som do Hammond com maestria)
Além do som bem executado, destaco o figurino dos guris (pelo menos nos shows) que foram buscar as roupas da última COMUNIDADE HIPPIE DOS ANOS 70 para se apresentarem, é ótimo voltar no tempo!!!!!!
Em conformidade com o que garimpei na web, no início de 2014, eles gravaram um EP ao vivo - intitulado "Greta Van Fleet: Live in Detroit" - fez um certo barulho na cena local, permitindo ao grupo um contrato com a Lava Records.
O single "Highway Tune" estourou no início de 2017, enquanto a banda começou a tocar cada vez mais em grandes festivais. "Highway Tune", também, saiu no EP de estreia, "Black Smoke Rising" em 21/04/2017. No mesmo dia, eles foram nomeados pela Apple Music como o novo artista da semana. Eles começaram uma tour em maio de 2017 para promover o EP com a banda The Struts. Em outubro/2017, o GRETA venceu o prêmio de "Melhor Artista Novo" no Loudwire Music Awards.
O GVF tocando "Black Smoke Rising" em jun/2017
Em 04/03/2018 durante o show que fez na festa anual do OSCAR, Sir Elton John convidou para tocar os "guris" do GRETA e soltou a seguinte frase: "Vocês vão ver aqui uma banda que será uma das maiores do ano. Os caras têm um futuro maravilhoso à sua frente".
Robert Plant em uma entrevista para a Network Ten da Austrália em mar/2018, questionado sobre o que vinha observando de bacana no mundo da música, o icônico vocalista do Led citou Greta Van Fleet. “Eles são o Led Zeppelin I”, disse o músico. Como os jornalistas adoram "tocar fogo" em tudo, na citada entrevista (link da entrevista: https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=fWpEWso-8Og), foi questionado pelo entrevistador, novamente, e Plant falou um pouco sobre Josh Kiszka, classificando-o como um “jovem cantor de bela voz”. Na sequência, brincou: “Eu odeio ele… O cara pegou emprestado a voz de alguém que eu conheço muito bem”.
Em 19/10/2018, finalmente é lançado o tão esperado primeiro álbum da banda: “Anthem Of The Peaceful Army”, tendo a música “When The Curtain Falls” como carro chefe do disco. Segundo dados na web, o disco foi o mais vendido em sua semana de estreia nos Estados Unidos da América, vendendo 80.000 cópias.
O GVF tocando “When The Curtain Falls” em jul/2018 em show em Toronto
Em 10/02/2019, o GRETA faturou o Grammy Awards de Melhor Álbum de Rock com seu EP From The Fires.
Entrega do Grammy Awards para o disco "From The Fires"
Ainda, em consonância com o garimpado na web, em jan/2019 numa entrevista para a revista australiana "Heavy", o baixista Sam Kiszka revelou que o GRETA: “não vai obedecer ordens dos mercado e já prepara um disco cheio de novidades. Vamos fazer a música que queremos ouvir, e vamos crescer musicalmente. Há um monte de coisas que estamos trabalhando agora que é muito excitante e muito novo", disse Sam.
A banda tem um som cru, calcado no ROQUENROW DOS ANOS 70, pesado e swingado, tocado com gosto e felling, GOSTEI MUITO, tô ouvindo sempre que posso no toca-fita (rsrsrrsrs) do carro !!!
Para a alegria e glória dos roqueiros "tupiniquins" o Greta Van Fleet foi a grande atração do Festival Lollapalooza Brasil em abril/2019, ocasião que comprovaram que fazem um rock'n'roll com muita competência e qualidade.
O Greta na apresentação do Lollapalooza Brasil em abril/2019 tocando ao hit "Highway Tune"
A discografia da banda é a seguintes:
Highway Tune (Single, 2017), Black Smoke Risin (EP, 2017), From The Fires (EP, 2017), Anthem Of The Peaceful Army (Album, 2018) .
O Greta tocando a "swingada" "Brave New World"
Por fim, minha opinião sobre o som dos “meninos” do GRETA:
" A BANDA É MUITO BOA E TOCA COM GARRA e com influência calcada nas bandas de “classic rock” dos anos 70, os "GURIS" apesar da pouca idade beberam muito bem na fonte áurea do roquenrow nos anos mágicos de 1970 a 1976. A BANDA PROMETE MUITO PARA OS PRÓXIMOS ANOS, e o som, segundo LOBÃO: “É nostalgia da modernidade”; em suma é MUITO BOM!!!!!!!."
Como já dito, LONG LIVE ROCK'N'ROLL.
CURTAM AS PERFORMANCES DO GRETA VAN FLEET ACIMA, DEIXANDO O SEU COMENTÁRIO E LIKE!
コメント