top of page

Rock'n Roll e Cultura Nerd. O que há em comum?

Atualizado: 11 de fev. de 2020

No decorrer da história do rock e heavy metal nos deparamos com bandas que construíram concepções visuais lúdicas que dialogaram com a cultura nerd através de referências, tanto a literatura de Edgar Allan Poe, H.P Lovecraft, J.R Tolkien, Aleister Crowley, quanto na filmografia de Stanley Kubrick, George A. Romero, Ridley Scott, Alfred Hitchcock, dentre outros escritores, poetas e cineastas reconhecidos e considerados relevantes para os estudos de literatura e cinema da cultura pop.



Essas bandas construíram um imaginário que, ao abordar temáticas sobre fantasia e horror, resolveram expandir para outras linguagens além da música, são elas: Teatro; Revistas em Quadrinhos e Games Digitais.

Nesta coluna, citaremos quatro bandas, sendo duas de Rock, uma de Heavy Metal e uma de Punk, que com maestria, entenderam o quão lúdico são suas temáticas, e abordaram, além do conteúdo das letras e identidade visual, meios para atingir o seu público de forma alternativa, estabelecendo um fio condutor entre o estilo e a cultura nerd.


1. Alice Cooper


A figura do Alice Cooper já pode ser pensada como se fosse um personagem de um filme de George A. Romero, ou um vilão de algum super herói da Marvel, DC Comics, Vertigo etc.


O músico norte americano é um dos pioneiros das performances teatrais nos palcos, das temáticas e referência ao cinema de horror. Alice Cooper uniu o conceito teatral que Arthur Brown e Screamin Jay Hawkins haviam criado anteriormente nos anos 50 e 60 e aprofundou, com maestria, a temática sombria e grotesca tanto no conteúdo lírico, quanto no discurso visual e sonoro do rock, tornando uma referência para futuras bandas como KISS, Iron Maiden, King Diamond, Rob Zombie, Marilyn Manson e até Slipknot, dentre outras.


Em 1975 Alice Cooper promovia seu novo álbum Welcome to my Nightmare. Nessa época, foi contactado por Stan Lee, da Marvel Comics, para a produção de uma revista em quadrinhos. Em 1979 sai a primeira revista em quadrinhos da Marvel Comics exclusiva sobre Alice Cooper.


2. Kiss

Com inspiração declarada pelos membros originais (Paul Stanley, Gene Simmons, Peter Criss e Ace Frehley) em Alice Cooper, além de David Bowie e New York Dolls, a banda de hard rock de Nova Iorque KISS levou o conceito de espetáculo ao limite, em plenos anos 70.


A banda consistia em quatro personagens: Starchild (Paul Stanley); The Demon (Gene Simmons); Spaceman (Ace Frehley) e Catman (Peter Criss) com rostos pintados e figurinos inspirados em filmes de terror, ficção científica e teatro japonês. O conteúdo lírico da banda consiste em celebrações sobre a vida, mas foi nos palcos que o KISS conseguiu tornar-se uma das bandas de rock mais relevantes da história, por meio do seu discurso visual (e sonoro). O próprio Gene Simmons afirma ser fã de histórias em quadrinhos em sua autobiografia.



Cada alter-ego dos integrantes fazia seu papel no palco. Enquanto The Demon cospe fogo; Starchild voa, quebra a guitarra; Spaceman toca solos enquanto sua guitarra emite luzes e faíscas, e Catman toca bateria como um louco.

Não demorou muito para os membros do KISS serem retratados como Super Heróis no ponto de vista da Marvel Comics. Em 1977 a banda ganhou uma revista em quadrinhos que continha os quatro membros lutando contra forças malignas. Além disso, a banda tornou-se uma marca midiática de forte relevância cultural com o passar do tempo, prova disso é a estreia dos mascarados nos Games Digitais em Psycho Circus: The Nightmare Child, 1999, jogo lançado para o console Dreamcast durante o período pós-lançamento do álbum Psycho Circus, de 1998.


3. Misfits

Misfits é uma banda de Horror Punk. Mescla a rapidez e simplicidade do Punk Rock com a temática sombria, grotesca e profana já vista antes em discursos líricos e visuais do Black Sabbath, Judas Priest e até do Alice Cooper.


Glenn Danzig, um dos fundadores do Misfits, tinha bastante interesse na literatura de Edgar Allan Poe. Ao formar a banda com Jerry Only, eles resolveram se inspirar em filmes de terror classe B para compor as letras e o visual da banda.

No final dos anos 90 o Misfits, já com Michale Graves na formação, gravou videoclipes da faixa Scream, Helena e Sig Up Her Bones com direção do aclamado George A. Romero, famoso diretor de filmes de horror dos anos 70: Noite dos Morto Vivos; O Despertar dos Mortos dentre outros. Na mesma década, a banda foi divulgada por meio de revistas em quadrinhos da Marvel Comics, além de disponibilizar produtos diversos de merchadazing com a marca Misfits.


4. Iron Maiden

Iron Maiden é uma banda rica em cultura. Em seu conteúdo lírico, encontramos referências tanto a fatos históricos como em Alexander the Great, quanto literários com Revelations (Aleister Crowley). Em seu discurso visual notamos referência a H.P Lovecraft (Capa do LP Live After Death); Ridley Scott/ Blade Runner (Capa do LP Somewhere in Time) etc.


Uma das maiores bandas de heavy metal de todos os tempos, expoente do New Wave of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.), a banda Iron Maiden sempre optou por trabalhar com mídias alternativas para divulgar as músicas.


Aqui temos o designer Derek Riggs, responsável pela concepção visual da banda, o artista que criou as nove primeiras capas dos LPs, bem como o personagem Eddie.

Eddie, que é a mascote da banda, já marcou presença tanto em revistas em quadrinhos quanto em games digitais. Houve até turnê de divulgação do game The Legacy of the Beast de 2018, ao mesmo tempo que uma revista em quadrinhos foi lançada no final do mesmo ano pela editora Heavy Metal Magazine, a mesma que trabalhou com Slayer.


Fogos, asas, aviões, tiros, são apenas alguns dos elementos que o Iron Maiden faz uso no palco. São espetáculos lúdicos e teatrais, que despertam o senso imaginativo de qualquer criatura.


Constatamos que o conteúdo visual, lírico e sonoro do rock e heavy metal visam priorizar a imaginação; a fantasia; o desconhecido, assim como são as revistas em quadrinhos, games digitais, espetáculos teatrais da cultura nerd (Senhor dos Anéis; Blade Runner; Star Wars; O Corvo; A Morte do Demônio; Final Fantasy; Silent Hill; Resident Evil).


Essas não são as únicas bandas que construíram pontes entre a cultura nerd e a rock/ heavy metal, bandas como Blind Guardian, Amon Amarth, Rhapsody of Fire e até Slayer devem ser citadas aqui. Referências à obra de Tolkien existem desde os tempos do Led Zeppellin.

Comments


© 2020 por QUESTÃO MUSICAL.

Fone: (83) 98660-2949
E-mail: blog.qmusical@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page