top of page

ZÉ DO CAIXÃO E A MÚSICA

Em 13 de Março de 1936, na cidade de São Paulo, nascia José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão. Infelizmente, ontem, dia 19.02.2020, o maior ícone dos filmes de terror do Brasil nos deixou. Ele tinha 83 anos.


Espera aí, mas este site não é voltado para música? Caveira irá abrir uma exceção e escrever um texto-homenagem dando ênfase a vida e obra do cineasta? Bem... até que eu poderia fazer um texto biográfico, mas não o farei.


Contudo, farei, sim, uma pequena homenagem, onde tratarei de evidenciar algumas canções que foram inspiradas (ou que apenas fizeram menção a ele) na figura icônica do grande Zé do Caixão.


Alguns artistas da Terra Brasilis trataram de prestar as devidas reverências ao mestre do terror, deixando registrado em algumas canções, que veremos a seguir.


1. Sepultura - Ratamahatta


Ratamahatta é uma canção que compõe o famoso disco Roots, do Sepultura. Disco este que catapultou a banda brasileira ao status de um dos maiores do mundo dentro do seu nicho musical.


Nas palavras de Bruno Bezerra (2006), “Na música Ratamahatta, ouvimos como que o som de um ritual do candomblé no inicio, seguido de uma composição bastante percussiva. No meio da barulheira ouvimos “Zé do caixão, Zumbi, Lampião” 3x. Seguido de “Vamos detonar essa porra!!!!” O interessante é que o vocal é utilizado nessa música, também, como elemento percussivo, muitas das vezes não significando nada apenas para compor o clima tribal da música. Em entrevista ao Programa Livre no SBT, foi perguntado à Max o significado de Ratamahatta, a resposta é que nem mesmo ele sabia o que era.” (Para ler o texto completo do Bruno Bezerra, clique aqui).



Embora o próprio Max Cavalera não saiba o que Ratamahatta queira dizer (suspeito que o autor não queira revelar seu real sentido), ele fez questão de incluir o nome do grande Zé do Caixa em uma das suas estrofes simplórias. Ou seja, homenagem devidamente prestada. Reconhecimento feito com sucesso.


2. Metacrose – Zé do Caixão


A banda paraibana de Death Metal, a Metacrose, em seu excelente disco InTerrorGate, prestou uma excelente homenagem ao “mestre de cartola e capa preta”. A homenagem foi tão fenomenal que teve a participação especial do referido mestre. Destaque para a letra cantada em português, pouco usual entre bandas que utilizam o vocal gutural. Imperdível! Audição obrigatória!




3. Maldita – Maldito (Zé do Caixão)


A canção “Maldito (Zé do Caixão)” foi o primeiro single do disco “Estranhos em uma terra estranha”, quarto álbum da carreira da banda Maldita. No clipe, que você poderá assistir abaixo, o homenageado faz a sua participação.

Nas palavras da própria banda sobre a música em questão, “Essa música é uma homenagem a ele [Zé do Caixão] que sempre nos influenciou, principalmente no sentido de fazer sempre o que gosta independentemente de qualquer coisa.” Confere aí.




4. Zé do Caixão – Castelo de Horrores


Até aqui só foram destacadas músicas pesadas. Para quebrar um pouco o clima denso, e tentando aliar ao clima de carnaval que paira no ar, eis que listamos a marchinha composta pelo próprio Zé do Caixão, em 1969, chamado Castelo de Horrores. Quem não conhece, esta é a oportunidade de conhecer.



Esta a uma singela homenagem que eu, Caveira, em nome do site QMusical, presto ao José Mojica Marins, o qual eu desejo um bom descanso junto a eternidade, que seu legado seja sempre revisitado aqui no plano terreno, e que à meia noite você não leve a minha alma. Muita luz!


Comments


© 2020 por QUESTÃO MUSICAL.

Fone: (83) 98660-2949
E-mail: blog.qmusical@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page