O QUE HÁ DE NOVO, NIGHTWISH?
- Wender Imperiano
- 13 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Embora haja uma infinidade de bandas do sub-gênero Metal Sinfônico, virá, de forma imediata, na mente de muitos, a banda finlandesa Nightwish. É natural, afinal é a banda mais Mainstream do referido sub-gênero. Sim, por mais que o fã fervoroso se debata com esta constatação, é indiscutível que a banda soube transitar em uma perigosa estrada entre manter as suas raízes e ser aceitável para os leigos de plantão que por ventura venham a ouvir o som deles. Muitos se perdem nessa estrada, principalmente quando muitas bandas erram na curva e acabam caindo numa patifaria pop-sonora. Sem citar nomes, para não criar mais mal-estar.
Voltando ao Nightwish, desde 2015, quando a banda lançou seu último disco de estúdio “Endless Forms Most Beautiful”, nenhum outro trabalho de estúdio foi lançado, situação que mudou quando lançaram o single “Noise”, que comporá o próximo álbum de inéditas intitulado “Human II Nature” (Embora esteja na banda desde 2012, este será apenas o segundo disco de inéditas com Floor Jansen nos vocais), com previsão de lançamento para o próximo dia 10 de Abril de 2020.
Human II Nature será um disco duplo, contará com 17 músicas, sendo que nove delas estará apenas no primeiro disco. Esperasse que o segundo disco seja algo bem progressivo e exageradamente épico, pois contará com apenas uma canção dividida em oito capítulos (neste caso, músicas). Quanta expectativa para os fãs!
Mas, enquanto não podemos falar do novo disco, pois até o momento este não foi lançado (nem vazado na internet), o que há de novo Nightwish? Como dito, até o momento, o novo é o single “Noise”, é sobre ele que faremos um breve comentário.
Você pode conferir o novo single da banda em plataformas de Streaming, como é o caso do Spotify e Youtube. Nesta última plataforma, você terá acesso a uma verdadeira obra audiovisual, pois a letra da canção casa perfeitamente com as imagens transmitidas.
“Noise” é uma crítica seca e direta à atual sociedade que tem uma gana insaciável pela atenção em redes sociais, pessoas que acreditam veementemente que a felicidade está em um “punhado” de likes (e por falar nisso, não deixe de curtir este texto, hein? Rs) e, para conquista-los, faz-se preciso a constante busca pelo culto à estética vista como “perfeita”.
Legal a temática, não? Bom, eu achei. Mas, e a sonoridade? Esta ficou bem interessante, nos moldes da descrição feita acima, demonstrando que o Nightwish sabe transitar entre a sonoridade que remete à essência musical da banda e aquilo que poderá ser escutado por um leigo do trabalho da banda sem causar maiores estranhezas. Senti que foi a mesma fórmula que usaram na música “Nemo”, do disco Once (2004). Veja, “Noise”, assim como “Nemo”, na minha opinião, são excelentes músicas; Pesadas, sinfônicas e um tanto comerciais, na medida certa. Porém, “Noise” está muito distante de outras canções épicas e emblemáticas do Nightwish, como é o caso do “Ghost Love Score”, “Romanticide”, “Phantom of the Opera”,”Wishmaster” e etc.
A banda soube entregar uma boa amostra musical para o tão exigente mercado fonográfico. Agora, só nos resta esperar. Quando o disco novo for lançado, fique de olho no QMusical, pois faremos o devido review.
Versão legendada da música "Noise".
Comments