VOCÊ CONSEGUE ENTENDER OS MOTIVOS PELOS QUAIS ROBERT PLANT NÃO CURTE MAIS CANTAR STAIRWAY TO HEAVEN?
- Wender Imperiano
- 24 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Se eu chegar para você e te desse 1 minutos para pensar nas melhores músicas de Rock de todos os tempos, quais dirias? Desafio meio cruel, hein? Afinal, é pouco tempo para muita coisa boa a ser lembrada.
Canções como Bohemian Rhapsody, Smoke on the Water, Back in Black, Let it Be, Imagine, Confortably Numb e etc. deverão surgir na sua mente. Opa! Não poderemos esquecer do grande hino do Led Zeppelin, Stairway to Heaven! Que música! Que melodia!
Stairway to Heaven, para os fãs do Led Zeppelin e ouvintes – com alguma coisa na cabeça – do bom e velho rock n’roll, possui seu valor reconhecido, digno de fisgar o carinho daqueles que se dão o trabalho de se deixar tocar pela sua fantástica atmosfera.
Histórica reunião do Led Zeppelin, em 2007, no O2 Arena, em Londres. Belíssima versão!
E se eu te disser que Robert Plant não curte mais cantar o referido hino do Led Zeppelin? Antes de querer saber se você entenderá os motivos apresentados pelo dinossauro do Rock, abramos aspas para o mesmo, em entrevista concedida ao jornalista Dan Rather:
“Não tem a ver com ser a minha favorita ou não, é apenas pelo fato de pertencer a uma época particular”.
E Plant continua na sua explicação, como se estivesse diminuindo a sua contribuição para a composição da música emblemática – ou, quem sabe, utilizando-se de falsa modéstia:
“Se eu estivesse envolvido na instrumentação, eu sentiria que é uma música magnífica, com sua personalidade própria. Até se assemelha a músicas mais sofisticadas. Mas minha contribuição foi apenas fazer as letras e cantar essa música, sobre o destino e algo muito britânico, quase abstrato”.
E arremata alegando que Stairway to Heaven foi composta pela mente de uma pessoa de 23 anos, feita para dialogar com públicos mais jovens, o que não se aplicaria para os dias atuais, pois Robert Plant já passou dos 70 anos de idade.
Respeito e compreendo na integralidade a opinião do grande Robert Plant, mas quer saber a minha opinião? Pois bem, Plant exagerou. Poderia sintetizar em uma única palavra, mas justificarei: À época do lançamento de Stairway to Heaven, o público do Led Zeppelin até que poderia ser composta, em sua maioria, por jovens. Só que todos aqueles jovens envelheceram junto com a banda, e a grande maioria continua amando todas aquelas magníficas canções atemporais lançadas por eles. Ou seja, os jovens de outrora querem dialogar com um dos criadores de um dos maiores hinos da história do Rock n’ Roll, que se escusa a executá-la apresentando justificativas bem “água com açúcar”.
Já perdi as contas de quantos fãs do Rock n’ Roll, que já passaram dos seus 50 ou 60 anos, e ainda se emocionam ao ouvir, dentre outras canções memoráveis, Stairway to Heaven. Diante disso, pergunto: Os fãs não merecem serem brindados com uma interpretação pela voz original da música? Acredito que sim! E você, qual a sua opinião?
Versão da banda Heart (chamada, por mim, de Led Zeppelin de saias) para Stairway to Heaven, diante dos criadores da canção. Note que a versão executada chega a emocionar os integrantes do Led Zeppelin, especialmente o Robert Plant, o que é prova de que se a música emociona o criador, imagina os fãs nos dias atuais! Poxa, Plant, deixa disso e volta a tocá-la, os fãs merecem!
Comments