TODOS FICAM SURDOS NO NATAL?
- Wender Imperiano
- 25 de dez. de 2019
- 4 min de leitura
O que se comemora no Natal? Muitos vão falar, a vinda de Jesus Cristo à Terra. Mas, quantos param para refletir sobre a mensagem deixada por Ele?
Você que está lendo este texto pode não ter nenhum tipo de religião, mas acho que chega a ser um consenso quando o assunto é mudança interior e procurar fazer o bem ao próximo, mesmo que de forma acanhada. Creio veemente que somente pessoas totalmente alheias aos dramas pessoais e de outras pessoas, bem como aqueles que dão preferência à maldade por ela mesma que irão discordar dessa linha de raciocínio.
Diante disso, Cristão ou não, devem ver a palavra do Cristo (ou a suposta, caso você não acredite nas escrituras) como lições para a melhora pessoal, uma tentativa de buscar a verdadeira transformação da água em vinho.
Tá, mas o que isso tudo tem a ver com música? Tudo! Por acaso você conhece a canção de Roberto Carlos, de 1971, chamada “Todos Estão Surdos”? Pois bem, ela é um “sacode” no ouvinte para que reveja seus atos, pois as grandes lições de vida já foram ensinadas, mas sempre “esquecidas” de forma reincidente. É o que podemos notar em trechos da música, que destacamos a seguir:
“Tanta gente se esqueceu
Que a verdade não mudou
Quando a paz foi ensinada
Pouca gente escutou
Meu Amigo volte logo
Venha ensinar meu povo
O amor é importante
Vem dizer tudo de novo”
E, ainda:
“Tanta gente se esqueceu
Que o amor só traz o bem
Que a covardia é surda
E só ouve o que convém
Mas meu Amigo volte logo
Vem olhar pelo meu povo
O amor é importante
Vem dizer tudo de novo”
Façamos um paralelo com a parte inicial deste texto. Não apenas na Bíblia, mas em vários outros meios, é nos ensinado a benevolência, a capacidade de perdoar e pedir perdão, amar ao próximo como a si mesmo e etc. Já pensou que tudo isso é dito com tanta facilidade, mas que quase nunca colocamos em prática? Pronunciar tais coisas são fáceis demais, e o fazemos de uma forma bem robótica. Porém, de forma contrária à sua pronúncia, praticá-las requer muito esforço íntimo e abnegação do próprio orgulho a fim de atingir objetivos tão sublimes. Então, torno a perguntar: Neste Natal, data tão importante para a nossa sociedade Ocidental, voltamos nossos pensamentos para os propósitos iniciais da comemoração natalina ou apenas nos ativemos às fofoquinhas que deixaram de ser ditas ao longo do ano e ao exagero na comilança?
Bom, longe de mim em ser um ditador de regras. Mas, acho que a reflexão é válida. Afinal, de acordo com a resposta a ser dada, que a própria sociedade Ocidental trate de moldar o significado do 25 de Dezembro.
Seja livre para decidir o que bem entender, inclusive se é importante ou não, para você, a necessidade de melhora interior, bem como de ajudar ao próximo. Se você for partidário de que é importante, nossa Sociedade Ocidental vê na palavra do Cristo um excelente meio para refletirmos e buscarmos o que há de bom para a própria humanidade, em termos éticos e morais.
Mas, o que vemos é um mar de gente que parece que prefere se fazer de surda, achando que agindo assim estará entrando numa zona de conforto, pois tenderá a achar que não será preciso mover uma palhar sequer para promover sua própria transformação. Para muitos, quanto menos esforço, melhor.
E aí, segundo à canção do Rei Roberto Carlos, você irá preferir fazer-se de surdo ou permitirá que o convite à mudança para o amor, paz e luz penetre no interior da sua vida? Que este texto e esta música sirvam de embalo para este 25 de Dezembro de 2019. Feliz Natal! Abraços.
Confira a letra completa de Todos Estão Surdos (1971):
Desde o começo do mundo Que o homem sonha com a paz Ela está dentro dele mesmo Ele tem a paz e não sabe É só fechar os olhos e olhar pra dentro de si mesmo
Tanta gente se esqueceu Que a verdade não mudou Quando a paz foi ensinada Pouca gente escutou Meu Amigo volte logo Venha ensinar meu povo O amor é importante Vem dizer tudo de novo
Outro dia, um cabeludo falou "Não importam os motivos da guerra A paz ainda é mais importante que eles" Esta frase vive nos cabelos encaracolados Das cucas maravilhosas Mas se perdeu no labirinto Dos pensamentos poluídos pela falta de amor Muita gente não ouviu porque não quis ouvir Eles estão surdos!
Tanta gente se esqueceu Que o amor só traz o bem Que a covardia é surda E só ouve o que convém Mas meu Amigo volte logo Vem olhar pelo meu povo O amor é importante Vem dizer tudo de novo
Um dia o ar se encheu de amor E em todo o seu esplendor as vozes cantaram Seu canto ecoou pelos campos Subiu as montanhas e chegou ao universo E uma estrela brilhou mostrando o caminho "Glória a Deus nas alturas E paz na Terra aos homens de boa vontade"
Tanta gente se afastou Do caminho que é de luz Pouca gente se lembrou Da mensagem que há na cruz Meu Amigo volte logo Venha ensinar meu povo Que o amor é importante Vem dizer tudo de novo
Comments