SÉRIE NOVOS SONS#2: SINISTRA.
- Wender Imperiano
- 13 de ago. de 2019
- 3 min de leitura
Resolvi pegar carona no Lobo, e irei falar sobre um novo som feito por “veteranos de guerra”, trazendo um suspiro de alívio para a cena Heavy Metal brasileira: A banda Sinistra.
A banda Sinistra é formada por nada mais, nada menos pelo guitarrista Edu Ardanuy (ex-Dr.Sin), o baixista Luis Mariutti (ex-Angra, Shaman), o vocalista Nando Fernandes (ex-Hangar/Cavalo Vapor) e o baterista Rafael Rosa (Dirty Dogz).
Antes de conhecer a Sinistra, estiver a pensar: O que será do Heavy Metal brasileiro? Estamos fadados a ouvirmos ad eternnum as mesmas bandas de sempre? Angra, Sepultura, Krisiun...? Não que estas bandas sejam ruins, mas fico muito incomodado quando apenas estas e algumas outras ganham o devido destaque.
Fica chato, também, pelo menos é o meu ponto de vista, sempre ver as bandas de Heavy Metal tupiniquins, das mais famosas às mais undergrounds, repetindo a mesma fórmula para alcançar o mercado fonográfico externo: Cantar em inglês.
São raras as bandas que decidem arriscar toda e qualquer oportunidade de se lançar no exterior para tocar um Heavy Metal de qualidade cantado em português, como é o caso do Comando Etílico e Cavaleiro Dragão (bandas que pretendo falar em outro momento).
Sim, é arriscado fazer um som de tendência mundial cantado em um idioma restrito e não-globalizado, como é o caso do português. Alguns podem até chegar a pensar que esta característica ficará adstrita às bandas de menor repercussão, jamais atingindo os grandes nomes. Bom, há uma quebra nessa linha de pensamento quando nos voltamos para a Sinistra. Esta banda, pelos seus componentes, já nasceu grande e lançou dois singles cantados em português! São canções primorosas, carregadas de significado, agressividade e potência!
As canções “Quem é você?” e “Viver” se encontram disponíveis no YouTube, e mostram um som com forte influência do Black Sabbath, Pentagram, Saint Vitus, Candlemass e etc. O som não se mostrou rápido, mas é muito pesado e virtuoso na medida certa, característica trazida pelo grande Edu Ardanuy, que criou Riffs e solos de guitarra que prendem o ouvindo do início ao fim da audição.
A cozinha é certeira. Luís e Rafael Rosa fazem um primoroso trabalho, seguindo uma cadência bastante envolvente. E o que falar dos vocais? Beiram à perfeição! Alguns ouvintes terão um pouco de lembranças do “Deus do Metal” Ronnie James Dio. Nando Fernandes canta sem histeria, sem alarde, e cada sílaba do seu português saí de forma fluida e agressiva, o que pode fazer muitos a pensarem: Poxa... e não é que o português se encaixa dentro do peso do Heavy Metal? É... algo digno para verdadeiros mestres de seus ofícios.
A minha expectativa para o lançamento do disco completo é altíssima, não vejo a hora disso acontecer. Por enquanto, trato de ouvir as músicas retromencionadas por diversas vezes, pois entraram muito bem nos meus ouvidos.
Por fim, celebro a vinda da Sinistra, ao mesmo tempo que lamento, pois foi preciso um grupo de músicos extremamente experientes se reunirem para dar um novo gás à cena Heavy Metal do Brasil, que vive de altos e baixos (muitos baixos). Deixo o meu apelo para que o fã brasileiro deste estilo comece a se envolver mais no movimento, senão estaremos fadados a ouvir apenas as bandas clássicas e viver a reclamar que nenhuma novidade surge no mercado, pois não fazem mais músicos como antigamente. Só que esquecem que quando aparecem, preferem criticar, não ir aos shows e esperar que a cena venha até ele, jamais o contrário. Longa vida ao Heavy Metal Nacional!!!
Abaixo os singles lançados até então. Ouça sem moderação!!!!
Vídeo da música "Quem é Você?".
Vídeo da música "Viver".
Comentários