QUESTÃO EDUCATIVA #6: O DIA D, A PRIMEIRA VITÓRIA.
- Wender Imperiano
- 19 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
Questão Educativa está de volta! Confesso que eu estava com saudades de trazer um conteúdo que mescla música e temas relacionados à educação. O tema de hoje será voltado para a história da humanidade, mais precisamente ao chamado Dia D.
Muitos perguntam: Por que usamos tanto a expressão Dia D? De onde vem este termo?
D-day (ou Dia D) é um termo frequentemente usado para denotar o dia em que haverá um ataque, operação ou combate decisivo. Então, o senso comum passou a distorcê-lo a fim de encaixar dentro dos dramas diários, principalmente quando alguma pessoa está prestes a lidar com algo decisivo em suas vidas.
Na história, o Dia D ficou conhecido pelos desembarques acontecidos na Normandia, região localizada no Noroeste da França, colonizada pelos Normandos (o que explica o nome) durante a Segunda Guerra Mundial. A referida região estava dominada pelos Nazistas.
Após o ingresso dos Norte-Americanos na Segunda Guerra Mundial, fora organizada um ataque à Normandia com o fim de retirar o domínio Nazista daquelas terras. O Dia D aconteceu no dia 06 de Junho de 1944, e ficou conhecido, também, como Operação Overlord.
A Operação Overlord é considerada como a nona mais sangrenta da história da Segunda Guerra, contando com cerca de 132 mil baixas. Sangue, terror, pólvora e morte definem, de forma sucinta, este episódio da história da humanidade.

É bom destacar que a Overlord contava com a presença dos exércitos Estadunidenses, Canadenses e Britânicos, e é considerado como a maior operação militar aeronaval da história. Para se ter uma ideia, em números aproximados, foram envolvidos cerca de 14.200 barcos, 600 navios e milhares de aviões, tudo isso para dar início à libertação europeia dos nazistas (para maiores informações, clique aqui). É considerada como a Primeira Vitória sobre a turminha de Hitler e seus “compadres”.
Depois desse breve resumo histórico, pergunta-se: Que música se encaixa nesse contexto? Eu respondo: Trata-se da música Primo Victoria, da banda Sabaton.
Sabaton é uma banda de Power Metal oriunda da Suécia, formada em 1999. Suas letras são voltadas a temas da história, dando grande ênfase às grandes batalhas, o que costuma criar uma atmosfera épica durante a execução de suas canções.
Primo Victoria começa com a voz rasgada de Joakim Brodén, cantando o refrão, que é o seguinte:
“Através dos portões do inferno (Through the gates of hell)
Enquanto caminhamos para o céu (As we make our way to heaven)
Através das linhas nazistas (Through the nazi lines)
Primeira vitória (Primo Victoria)”
Após esta breve introdução, entra um Riff guitarra, ao mesmo tempo, simples e matador, que vai acompanhando a canção até o fim. A cadência do referido Riff mais lembra uma cavalgada forte e imponente que ruma à vitória final. Encaixa perfeitamente no contexto abordado.
A história do Dia D, ou Operação Overlord, é contada na visão de um dos soldados prestes a encarar a empreitada que, segundo o ponto de vista do personagem, entrará para a história, como percebemos no trecho a seguir:
“Na madrugada eles vão pagar (In the dawn they will pay)
Com o preço das suas vidas (With their lives as the price)
Hoje a história será escrita (History's written today)
Agora que estamos em guerra (Now that we are at war)
Com o eixo de novo (With the axis again)
Desta vez, nós sabemos o que virá (This time we know what will come)”
Não é apenas a visão de um personagem-soldado que a canção retrata, mas traz dados históricos, embora já amplamente divulgados, mas que foram caprichosamente encaixados na composição a fim de enriquecê-la, senão vejamos:
“6 de junho 1944 (6th of june 1944)
Os aliados estão virando a guerra (Allies are turning the war)
Normandia o estado da anarquia (Normandy state of anarchy)
Overlord (Nome da operação como ficou conhecido o Dia D)”
O trecho acima é cantado em coro, o que dá uma atmosfera épica e envolvente para o ouvinte.
Primo Victoria narra o começo do fim da Segunda Guerra Mundial. Conta o ponto decisivo para a derrota do nefasto império nazista. E mais, não é uma canção importante apenas por abordar um tema de extrema relevância histórica, mas trata-se de uma excelente música de Metal. Embora com Riffs e solo de guitarra simples, a sua cadência que permite ampla interação com o público a eleva como um dos pontos altos dos shows do Sabaton, basta conferir alguns vídeos da sua execução ao vivo, com direito a labaredas, coros da plateia e etc.
Sabaton tocando Primo Victoria.
O Sabaton é uma banda que vem, aos poucos, assumindo seu lugar de destaque (e merecido!) dentro do Universo Metálico, trazendo um conteúdo inteligente e de relevância histórica, tudo isso acompanhado de um instrumental primoroso e competente. Arrisco em dizer que Primo Victoria possui ingredientes para ser considerada um hino recente do Metal. Discorda? Ouça e tire suas conclusões. Abraços.

Foto da banda Sabaton. Fonte: Showbizz.
Foto da capa, fonte: BBC.
Ilustração Dia D, fonte: Terra.
Comments