top of page

PARABÉNS, MR. LEE!

Hoje resolvi adiar o texto que já estava pronto para ser postado por um motivo bem especial: A celebração do aniversário do gênio, "bruxo" para muitos, Gary Lee Weinrib, ou simplesmente Geddy Lee.


Mr. Lee passou a ser chamado de "Geddy" aos 12 anos de idade, quando um amigo ouvia muito a mãe do primeiro, uma judia polonesa, chamá-lo com um sotaque deveras carregado.


Geddy Lee merece todas as homenagens por ter elevado o rock a um patamar extraordinário, pois soube criar um som, com a sua magnífica banda Rush, que mesclava peso, virtuose, filosofia, ficção e feeling de uma maneira mais do que especial, cativando inúmeros fãs ao redor do mundo.


Além de tudo isso, chamo a atenção ao fato de Geddy Lee adotar um jeito surreal de tocar o seu instrumento principal, o baixo (falo isso porque o cara é multi-instrumentista, tocando, ainda, teclado e sintetizadores). Diferentemente dos baixistas mais convencionais, que mais servem para fazer a marcação da música, Lee praticamente sola o tempo inteiro, o que imprime um estilo repleto de técnica e contrapontos, tornando a audição da música do Rush extremamente deliciosa e alucinante!


Segundo o próprio Geddy lee, seus principais influências são os baixistas John Entwistle, Chris Squire, Jack Bruce, Greg Lake e Paul McCartney.


Que o seu tempo de vida, que se iniciou em 29.07.1953, se estenda por muitos e muitos anos, repletos de saúde e sabedoria! Abaixo, algumas canções memoráveis do Rush para o deleite do (a) leitor (a). Abraços.


01 - A fenomenal faixa instrumental "La Villa Strangiato", executada em 1979, no Pinkpop.




02 - Faça uma viagem musical com a suite "2112", ao vivo em 1997, executada por inteiro (Quase 22 minutos de puro êxtase!)




03 - Limelight, com um solo "simples" de guitarra, mas considerado um dos mais bonitos compostos pelo genial Alex Lifeson, ao vivo em 1997.




04 - A fabulosa Subdivisions, ao vivo em Dallas. Veja um pouco do lado multi-instrumentista do gênio Geddy lee.




05 - Infelizmente tiraram o vídeo de qualidade profissional desta música, mas "Losing it" é tão linda que vale a pena aprecia-la mesmo assim. Sinta toda a perfeição do baixo e do violino!




06 - Roll The Bones ao vivo no Rio de Janeiro. Vídeo retirado do DVD Rush in Rio. Música com um gingado bem diferente daquilo que o Rush fez nos anos 70, mas possui uma atmosfera um tanto cativante, principalmente quando chega no refrão.




07 - Não poderia faltar a clássica Tom Sawyer, ao vivo em 2011.






Comments


© 2020 por QUESTÃO MUSICAL.

Fone: (83) 98660-2949
E-mail: blog.qmusical@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page