NOVOS SONS #13:A IGREJA DA CAVEIRA CÓSMICA.
- Wender Imperiano
- 3 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
Título estranho para a série Novos Sons, não? Pois é... Este pequeno texto é dedicado à divulgação da banda Church of the Cosmic Skull, que tive o prazer de conhecer neste último fim de semana.
Eu estava vendo uns vídeos no YouTube e pensando: “Poxa, ando ouvindo sempre as mesmas coisas de uns tempos para cá. Eu bem que gostaria de ouvir algo novo para dar uma variada e despertar uma nova empolgação”. Essa tal empolgação veio quando tive a honra de conhecer o The Vintage Caravan (que tive a oportunidade de deixar registrado em um texto neste Blog, clique aqui). De lá para cá, nada encheu meus olhos de brilho e meu coração de magia.
Quando, de repente, vejo entre os relacionados um clipe de uma banda chamada Church of the Cosmic Skull, chamado Evil in your Eyes. Então, pensei: “Caveira Cósmica? Isso deve ser uma psicodelia da p*rra! Vamos encarar”. (Nota do Colunista: Não vou mentir que o fato de meu apelido compor o nome da banda chamou mais ainda a atenção. Hehehe) Dei play para nunca mais me arrepender! Que delícia de ver e ouvir aquilo! Instintivamente saí buscando mais e mais músicas, e a sensação de satisfação só fez crescer. Explicarei o por quê.
Church of the Cosmic Skull é uma banda formada em 2015, na cidade de Nottingham, Inglaterra, pelo Guitarrista e Vocalista Irmão Bill (Brother Bill). Segundo o site oficial da banda, o motivo da criação da banda é bem inusitado (não sabemos se realmente há algo de místico ou se trata de um humor inglês), senão vejamos:
“Nottingham, Inglaterra - O irmão Bill recebe instruções do Cosmic Skull (Caveira Cósmica) para reunir um grupo de elite de 7 músicos”.
Sob a “instrução” da minha “irmã” Cósmica, Brother Bill reuniu o resto da trupe, que contava com Sister Amy (Violoncelo) – esta gravou os dois primeiros discos da banda -, Sister Caroline (Vocais), Sister Joanne (Vocais), Brother Michael (Teclados e Vocais), Brother Sam (Baixo e Vocais), Brother Laurence (Bateria). Posteriormente, a banda passou a contar com a presença do Brother Joseph (Violoncelo), que substituiu a Sister Amy. Uma pequena observação: Joseph, integrante mais recente da Caveira Cósmica, é irmão de Laurence.
Ouvir Church of the Cosmic Skull faz o ouvinte ter uma verdadeira viagem musical pelo o que há de melhor no Rock n ‘Roll dos anos 60 e 70. Suas principais influências são variadíssimas, a saber: Queen, Thin Lizzy, Pink Floyd, ELO, Black Sabbath, Rainbow, Deep Purple, The Doors, David Bowie, Fleetwood Mac, Kate Bush e até mesmo o ABBA! Note, de Heavy Metal ao Pop!
Mas, afinal, como eles podem ser rotulados? A própria banda diz em seu site oficial:
“A 'organização espiritual' baseada em Nottingham continua a surpreender os ouvintes e o público do festival em toda a Europa com sua mistura única de prog, psych, rock e 'Occult Pop'.” (Nota do Colunista: A própria banda se considera uma organização espiritual)
Uma curiosidade: A organização espiritual em formato de banda de Rock opta por se manter como uma banda independente, por assim estar alinhada com a filosofia deles, fazendo, assim, recusar inúmeras propostas de gravadoras. Bill Fisher, fundador da banda, justifica esta conduta da seguinte forma: “uma chance de Celebrar e defender a liberdade de arte, ciência e pensamento”.
Corais, instrumentais inspirados, letras pra lá de viajantes criam uma atmosfera ímpar para o ouvinte. As horas passam que nem sentimentos, pois ficamos envolvidos de tal maneira que parece que estamos dentro da música.
Church of the Cosmic Skull, até o presente momento, lançou três discos: Is Satan Real? (2016), Science Fiction (2018) e Everybody’s Going to Die (2019).
Sem mais conversa, curtam comigo algumas canções desta maravilhosa banda/organização espiritual! Abraços.
01 - COTCS - Cold Sweat
02 - COTCS - Evil In Your Eye
03 - COTCS - Mountain Heart (Live)
04 - COTCS - Black Slug
Comments