DISCO NOVO DE QUEM (WHO)?
- Wender Imperiano
- 16 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Há diversos pensamentos que acredito piamente. Dentre tantos, acredito que uma pessoa envelhece quando deixa a mente parar no tempo, isenta de trabalho que estimulem a criatividade e a imaginação. Também, perder tempo com rixas, arrependimentos de coisas que fez ou deixou de fazer em um passado remoto, alimentar ódio, vingança e etc., tendem a acelerar o processo de envelhecimento de corpo, mente e alma.
Esse falatório inicial é para chegar em um verdadeiro marco: O lançamento de um disco de músicas inéditas, depois de 13 anos, da icônica banda The Who!!
Após o hiato criativo de 13 anos, no último 13 de Setembro, a banda The Who lançou o primeiro single do futuro disco, cujo nome não consegui informações sobre como será chamado, que será lançado no próximo dia 22 de Novembro de 2019. A primeira música de trabalho chama-se Ball and Chain.
E o que devemos esperar do novo disco do Who? Bom, se tomarmos a opinião do Roger Daltrey (afirmou que se trata de uma das melhores coisas que já escreveram) e da qualidade da canção Ball and Chain, digo que temos motivos de sobra para nos animarmos. Cruzemos os dedos e que comecem a contagem regressiva para a vinda do novo rebento desse dinossauro do rock que é o The Who!
Sobre a canção Ball and Chain, vamos lá nos debruçar.
Primeiro, falaremos sobre o trabalho instrumental. Tudo começa com uma melodia de teclado em loop (que se repete ao longo da música), acompanhado de sons metálicos, um tanto psicodélicos. Após uma breve introdução, entra Roger Daltrey, com uma voz poderosa, impactante e charmosa, acompanhada por uma bateria com uma pegada meio Blues.
Em suma, o Leitmotiv (frase musical curta e constantemente recorrente, ou seja, é o padrão de uma canção que se repete a fim de definir a sua estrutura musical. Pode ser um Riff, uma virada de bateria que se repete, um teclado que fica repetindo os mesmos acordes e etc) possui uma linha de construção genialmente simples e marcante. Devemos adicionar as linhas de baixo muito bem elaboradas, o solo de guitarra muito bem construído e Backing Vocals que enchem a canção de forma encantadora.
Agora, falaremos sobre a letra da música. Segundo a minha interpretação, a música conta a história de uma pessoa que se encontra presa em Guantánamo, e tem que aprender a lidar com a rotina da bola ligada à corrente em seu tornozelo (o que justifica o título Ball and Chain). Conta que, embora preso, ele consegue sentir prazeres e admirar a paisagem de Cuba. Para quem não sabe, o Campo de Detenção da Baía de Guantánamo (em inglês: Guantánamo Bay Detention Camp), é uma prisão militar estadunidense, parte integrante da Base Naval da Baía de Guantánamo, que, por sua vez, está incrustada na baía homônima, na província também homônima, na ilha de Cuba.
Senti que a temática da letra se encaixa perfeitamente na melodia puxada para o Blues. Recomendo a audição sem medo algum, pois possui o selo de qualidade concedido pelos Deuses do Rock n’ Roll!
Com Ball and Chain o The Who mostra por A mais B que não deixaram a velhice tomar conta de suas mentes criativas, e dão a demonstração que ainda podem deixar para trás toda uma geração recente que teima em produzir material de conteúdo duvidoso e de qualidade que gera desconfiança, para ser bem eufemístico. Longa vida ao The Who!! Que seu novo disco torne a abalar as estruturas do Rock novamente (pois há anos vem sendo saturado com “água com açúcar”)! Abraços.
Confira esta pérola!
Opmerkingen